“A experiência dos sertanejos do Contestado teve como foco a luta em oposição ao Coronelismo, à concentração fundiária, à exploração de empresas estrangeiras e [como objetivo] a construção de comunidades autônomas em relação ao Estado e ao Clero. Estes aspectos vão muito além das especificidades locais ou regionais. São questões que permeavam, e ainda permeiam, nosso país e boa parte da América Latina”.
(Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas. Entrevista com Paulo Pinheiro Machado sobre a Guerra do Contestado (1912-1916). Disponível em http://cpdoc.fgv.br/contestado/ecos/paulo-pinheiro-machado. Acesso em 02/08/2016).
O trecho acima se refere à Guerra do Contestado (1912-1916). Sobre este fenômeno histórico, identifique a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a.
De acordo com o trecho acima, o Contestado tem componentes comuns a conflitos em outros espaços, sobretudo em contendas que opõem interesses do grande capital ao de indivíduos comuns;
b.
Após a conclusão de parte da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, muitos operários foram demitidos e iniciou-se o processo de desapropriação das terras que ficavam à margem da ferrovia, intensificando as precárias condições de vida e os atritos entre as partes envolvida
c.
Na Guerra do Contestado, estiveram em conflito os governos federal e estadual contra posseiros e pequenos proprietários, que foram expulsos de suas terras;
d.
A Guerra do Contestado pode ser explicada pelo messianismo, com a liderança de “monges” e “virgens”, que transformou sertanejos comuns em fanáticos dispostos a matar e morrer pelas crenças religiosas.
e.
A área do Contestado, rica em madeira e erva mate, era disputada, desde o século XIX, entre Paraná e Santa Catarina, litígio que só foi encerrado após o fim do embate e a assinatura de um acordo entre as partes;
emilymouragoncalves:
Alguém me ajuda preciso da resposta.
Respostas
respondido por:
20
Letra D: o trecho em questão que trata da Guerra do Contestado (1912-1916), é falso afirmar que a Guerra do Contestado pode ser explicada pelo messianismo, com a liderança de “monges” e “virgens”, que transformou sertanejos comuns em fanáticos dispostos a matar e morrer pelas crenças religiosas.
Não foi isso o que ocorreu; de fato o que foi citado está presente na Guerra de Canudos, outro conflito, que por sua vez, foi muito maior e mais amplo, e além do viés religioso, continha o desejo de restauração da monarquia brasileira, pois considerava a República um retrocesso.
respondido por:
0
Resposta:
letra D
tenho o gabarito
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás