Escolham um trecho da obra "cartas chilenas" e analisem os seguintes pontos elencados:
* viés ideológico do autor;
* contexto da obra/trecho;
* comparação com a nossa realidade;
* suas considerações sobre obra/trecho.
Respostas
viés ideológico do autor:
A totalidade das cartas teve a publicação em 1863, por Luís Francisco da Veiga, seguindo um manuscrito de seu pai, Saturnino da Veiga, que fora contemporâneo dos Inconfidentes.
contexto da obra/trecho:
Cartas Chilenas revelam por meio de um tom satírico problemas relacionados com o contexto em que foram escritas. Assim, a obra aponta temas que estavam evidentes no período da Inconfidência Mineira. ... O foco central da obra é revelar a corrupção de Luís da Cunha Meneses, governador da Capitania de Minas Gerais.
comparação com a nossa realidade:
Assim, a obra aponta temas que estavam evidentes no período da Inconfidência Mineira.
Assim, a obra aponta temas que estavam evidentes no período da Inconfidência Mineira.São eles: injustiça, corrupção, tirania, abusos de poder, administração do governo, cobrança de altos impostos, narcisismo dos governantes e casos de nepotismo.
sua considerações sobre obra/trecho:
o artigo tem por objetivo mostrar a importância das Cartas Chilenas que no período arcádico no Brasil entre 1783-1788 (final do século XVIII). Período este do governo de Dom Luís da Cunha Pacheco Menezes, que aparece nas cartas com o pseudônimo de Fanfarrão Minésio, o qual é bastante satirizado por Gonzaga. As cartas denunciam as irregularidades políticas ocorridas no governo da época