A história da economia está cheia de leis econômicas proclamadas com letras maiúsculas: Lei de Gresham, Lei de Say, Lei de Engel, a Lei da Oferta e da Procura, a Lei dos Rendimentos Decrescentes, a Lei da Utilidade Marginal Decrescente etc. [...] O termo lei, entretanto, adquiriu gradualmente uma conotação, de alguma forma fora de moda, e os economistas preferem apresentar seus enunciados gerais mais importantes como ‘teoremas’ em vez de ‘leis’. De qualquer maneira, se pelo termo leis nós queremos dizer relações universais e bem corroboradas entre eventos ou classes de eventos deduzidos, a partir de condições iniciais testadas de forma independente, poucos economistas modernos poderiam dizer que a economia já tem produzido mais que uma ou duas leis. [...] Portanto, quaisquer que sejam os hábitos linguísticos dos economistas, é difícil negar-se à famosa lei da demanda o status de uma lei científica.

BLAUG, M. Metodologia da Economia São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016, p.199.

Marshall desvendou a lei da demanda, utilizando uma metologia de trabalho que envolvia fazer relações entre tendências mais ou menos certas, objetivando uma proposição genérica. Para tal lei, se pautou nas noções de utilidade marginal decrescente e escolha racional do consumidor. Considerando a relevância da lei da demanda para a ciência econômica, como reiterado no fragmento, e em posse do seu conhecimento, avalie as afirmações a seguir:

I. A lei da demanda relaciona quantidade ofertada e utilidade.
II. De modo geral, o aumento no preço de um bem reduz a quantidade demandada do mesmo bem.
III. A lei da demanda explica as ações humanas em termos dos motivos, desejos e crenças dos agentes humanos, ditos racionais.

​É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: diegoms2304
1

Resposta:

(4) ll e lll

Explicação:

ll - “a quantidade  demandada aumenta com a queda no preço e diminui com o aumento do  preço”.

lll - As noções de utilidade marginal decrescente e escolha racional do consumidor  resultam na lei da demanda de Marshall.

Perguntas similares