Explique a afirmação: "A história das sociedades africanas não começou no século XV"
alguém pode me responder o mais rápido possível, preciso dessa resposta pra amanhã, por favor!!!
Respostas
Resposta:
Durante o século XV os exploradores vindos da Europa chegaram primeiramente no litoral da África Ocidental. Devido ao regime colonialista estabelecido no continente, foram destruídas e modificadas as estruturas sociais, econômicas, políticas e religiosas da maioria do território da África negra.
A afirmação "A história das sociedades africanas não começou no século XV" é uma forma de nos recordar que já existiam organizações sociais, territoriais e políticas no continente africano séculos antes da chegada dos europeus e da subsequente colonização.
O pensamento decolonial na África
Com o avanço do mercantilismo a partir do século XV, as grandes potências europeias buscavam novas terras para produzir açúcar, espécies e extrair metais preciosos. O período das grandes navegações foi também o auge da colonização, ou seja, do processo de dominação de diversos povos pelos europeus.
Os europeus se impuseram não apenas nas questões econômicas e de trabalho, mas também nas relações culturais e do cotidiano. Sendo assim, a própria ciência histórica por séculos apagou ou tentou esconder importantes contribuições dos povos dominados para a história humana.
O pensamento decolonial é uma forma de revisitar essas histórias foram escondidas, mostrando que a história africana não teve início na invasão europeia.
Para saber mais sobre o pensamento decolonial, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/52430846
#SPJ2