Abaixo temos alguns artigos do Bloqueio continental decretado por Napoleão em 1806.
Artigo 1. As Ilhas britânicas são declaradas em estado de bloqueio.
Artigo 2. Qualquer comércio e qualquer correspondência com as Ilhas Britânicas ficam interditados.
(...)
Artigo 4. Qualquer loja, qualquer mercadoria, qualquer propriedade pertencente a um súdito da Inglaterra será declarada boa presa.
(...)
Artigo 8. Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
Esse decreto proibia a comercialização dos produtos ingleses com algum país da Europa. Explique como esse bloqueio afetou o Brasil e as relações entre Portugal e Inglaterra.
Respostas
Portugal não podia romper com a Inglaterra pelas dividas acumuladas pelo tratado de ''panos e vinhos''. Napoleão ameaçou invadir Portugal caso não rompessem com a Inglaterra, então, como forma de fugir das tropas de Napoleão, a família real se refugiou no Brasil. E assim o Brasil se tornou ''Reino Unido de Portugal''.
Resposta:
O Bloqueio Continental gerou o aprofundamento das relações entre Portugal e a Inglaterra e, com a invasão francesa no território português, a Família Real e sua corte vieram ao Brasil, iniciando uma série de construções modernizando a colônia brasileira. Neste período, houve também a abertura dos portos e a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro.Logo após a corte portuguesa retornar a metrópole, o pacto colonial seria reiterado, porém a elite brasileira se contrariou com a proposta e, somado aos busos tributários de Portugal, o Brasil se revoltou com estas questões declarando-se independente em 1822.