Surrealismo foi uma vanguarda europeia que surgiu no começo do século XX, no contexto da Primeira Guerra Mundial. Sua principal característica foi evidenciar o inconsciente, através dos sonhos e do abandono da realidade. Teve como inspiração as teorias do psicanalista de Sigmund Freud e o artista que melhor a representou foi Salvador Dalí. Com base na obra de Dalí “A persistência da memória”, assinale a alternativa correta. * 2 pontos Imagem sem legenda a) Nessa obra, Salvador Dalí retrata o tempo real da vida. Os relógios como demarcação da vida real. b) A fuga da realidade através dos sonhos é evidenciada nessa obra, que também se deve ao contexto histórico da guerra. c) Essa não é uma obra fantasiosa, pois todos os objetos presentes nela são reais. d) As teorias psicanalistas de Freud não utilizam os sonhos como meio de conhecimento da realidade.
Respostas
Resposta:
Resposta B
Explicação:
Essa obra evidência atravéz dos sonhos a fuga da realidade que também está ligado ao contexto histórico de guerra.
Sobre a obra “A persistência da memória” de Salvador Dalí é correto afirmar que a fuga da realidade através dos sonhos é evidenciada nessa obra, que também se deve ao contexto histórico da guerra. Alternativa B.
Essa famosa obra de Dalí é um grande exemplo do Surrealismo baseado nas teorias de Freud, que nos trazem os cenários de sonhos pouco compreensíveis através de formas deformadas ou elementos que contam uma história sem sentido aparente.
Tem como objetivo também fazer uma análise sobre nossas memórias, que se mostram confusas e vão mudando com o tempo, conforme contamos uma história.
Além disso, há interpretações que dão conta dos prejuízos e das memórias ruins dos cenários pós-guerra, representados pelo derretimento dos objetos.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4786510
Bons estudos!