Respostas
Resposta:
Consideram-se ocidentais, o Judaísmo, o Islã e o Cristianismo, enquanto as principais religiões orientais são, o Hinduísmo, o Budismo, o Taoísmo e o Xintoísmo. Aqui estão características fundamentais para diferenciar uma religião ocidental de um oriental.
Visão Histórica
Oriental: Visão cíclica da história, isto é, a história se repete num ciclo eterno e o mundo dura de eternidade em eternidade.
Ocidental: Visão linear da história, isto é, tem um começo e um fim; o mundo foi criado num certo ponto e um dia irá terminar.
Conceito de Deus
Oriental: O divino está presente em tudo. Ele se manifesta em muitas divindades (panteísmo), ou como uma força impessoal que permeia a tudo e a todos.
Ocidental: Deus é o criador; Ele é Todo-Poderoso e é único. O monoteísmo é tipicamente ocidental.
Noção de Humanidade
Oriental: O homem pode alcançar a união com o Divino, mediante a iluminação súbita e o conhecimento.
Ocidental: Há um abismo entre Deus e o ser humano, entre o Criador e a criatura. O grande pecado é o homem desejar se transformar em Deus, em vez de se sujeitar à vontade de Deus.
Salvação
Oriental: A salvação é se libertar do eterno ciclo da reencarnação da alma e do curso da ação. A graça vem por meio de atos de sacrifício ou do conhecimento místico.
Ocidental: Deus redime o ser humano do pecado, julga e dá a punição. Existe a noção de vida após a morte, no céu ou no inferno.
Ética
Oriental: Os ideais são a passividade e a fuga do mundo.
Ocidental: O fiel é um instrumento da ação divina e deve obedecer à vontade de Deus, abandonando o pecado e a passividade diante do mal.
Culto
Oriental: Meditação, sacrifício.
Ocidental: Orar, pregar, louvar.