2) Ainda sobre as características da Primeira República e os mecanismos usados pelas oligarquias para se manter no poder, assinale a alternativa INCORRETA
A) Tenentismo era a interferência dos chefes políticos locais, grandes fazendeiros (os tenentes), nas questões políticas, pois 70% da sociedade estava ligada a atividades agrícolas, os salários eram baixos e essas pessoas eram forçadas a uma dependência dos tenentes: auxilio educação, saúde, empréstimos, favores o que implicava em uma retribuição, as vezes forçada, em forma de votos.
B) Curral Eleitoral eram as pessoas que estavam sob a “influência” dos coronéis e votavam nos candidatos por eles escolhidos, é uma referência ao boi que pertence ao fazendeiro e é por ele marcado e conduzido.
C) Coronelismo, foi como ficou conhecida a interferência dos chefes políticos locais, grandes fazendeiros (os coronéis), nas questões políticas. Mais de 70% da sociedade estava ligada a atividades agrícolas, os salários eram baixos, as pessoas eram dependentes dos coronéis, para auxilio educação, saúde, empréstimos e favores, o que implicava em uma retribuição, as vezes forçada, em forma de votos.
D) Voto de Cabresto era a imposição da votação nos candidatos apoiados pelos coronéis, através de laços de reciprocidade e também do uso da violência, sob a ação dos jagunços.
E) Degola, era a prática da eliminação da oposição ao executivo. A Comissão Verificadora do Congresso Nacional, distorcia os resultados, colocava obstáculos para a posse dos deputados da oposição eleitos legitimamente.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra c
Explicação:
os coronéis subornavam ou davam algum auxílio para que a pessoa votasse no seu candidato e assim eles se mantessem no poder
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás