1.(IFMT/2016) Nas primeiras décadas do século XX, a expansão de atividade industrial desencadeou um intenso processo de urbanização com diferentes consequências naturais, econômicas e sociais. Sobre as consequências desse processo de urbanização nos países de industrialização tardia, assinale a alternativa correta:
a)No Brasil, México, África do Sul, Coreia do Sul e Canadá, a sociedade tornou-se predominantemente urbana há apenas algumas décadas.
b) A industrialização tardia ocorreu com a implantação de empresas estrangeiras, impulsionada, principalmente, por investimentos do Estado.
c)Foram instalados novos postos de trabalho no setor industrial, comércio e serviços, absorvendo a população vinda do campo.
d)Com a modernização das atividades agrícolas ocorreu a grande produção e fixação do homem no campo.
Respostas
É correta a alternativa C, o que fez com que houvesse uma transição demográfica e econômica nos países de industrialização tardia (sendo exemplos disto o Brasil, África do Sul e o México)
Nestes países a industrialização se deu em etapas, tendo sido a participação do Estado muito importante no início da industrialização do Brasil, por exemplo, mas depois havendo a transição para um modelo econômico liderado pela iniciativa privada, com a abertura econômica destes países, em especial na década de 1990,
Resposta:
RESPOSTA: Letra B
Explicação:
Nos países de industrialização tardia, como o Brasil, a Argentina e o México na América Latina se deu com fortes investimentos do Estado em infraestrutura e em indústrias de base, além da abertura econômica para a instalação de empresas multinacionais oriundas dos países desenvolvidos.
Esse grupo de países de industrialização tardia, tanto da América Latina como da África e da Ásia, ainda permanecem dependentes de tecnologia e capitais externos em seus parques industriais.