2-O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que: *
A)os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.
B)as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
C)os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
D)a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
E)a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.
Respostas
Resposta:
a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
Explicação:
Os problemas destacados nesta resposta vão ser os grandes causadores dos impactos negativos socioambientais e representam questões bem atuais que a sociedade precisa encarar para a melhoria de vida e recuperação do meio ambiente.
A resposta correta é a letra A, que aponta que os desafios são uma mescla de problemas sociais e ambientais, isso é decorrência da desigualdade que marginaliza as classes mais obres de forma a não prover condições de educação e desenvolvimento humano.
A busca de melhoria de vida, faz com que se tenha um aumento do consumo sem a consciência ambiental que se espera, isso causa danos a recuperação do meio ambiente, que sofrera com mais descarte.