De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), o ensino de Língua Portuguesa configura-se em uma proposta interacionista, e cuja concepção a linguagem é vista como fenômeno social, pois nasce nas necessidades de interação política, social e econômica do ser humano. Sendo que esta forma de ensinar a língua requer que se considere os aspectos sociais e históricos em que o sujeito está inserido, bem como o contexto de produção do texto e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos dos estudantes, a fim de que estes adquiram condições de interagir em diferentes situações sociais. Nesse sentido, para que tais objetivos sejam atingidos, faz-se necessário que:
Respostas
a. As práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita não possibilitem o contato do aluno com a linguagem nas diferentes esferas sociais.
b. O professor promova a prática, a discussão e a leitura de textos nas diferentes esferas sociais.
c. O professor garanta o envolvimento do aluno com as práticas discursivas, porém, sem a necessidade de contemplar o uso efetivo da linguagem.
d. O professor promova práticas de escrita de sílabas e palavras todos os dias em sala de aula, sem a necessidade da vinculação destas ao texto.
e. O professor trabalhe em sala de aula com atividades individuais que proporcionem o desenvolvimento da gramática, considerando que a oralidade e produção de textos será automática para os alunos.
Resposta:
A resposta correta é: O professor promova a prática, a discussão e a leitura de textos nas diferentes esferas sociais..