Respostas
respondido por:
2
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, por isso necessitam de uma célula para realizarem suas atividades metabólicas e sua reprodução. Sendo assim, ao fazer a reprodução viral, a célula hospedeira pode sofrer o ciclo lítico ou o ciclo lisogênico. Vale ressaltar que ambos dizem respeito à reprodução viral, o que os difere é o que acontece à célula no final da reprodução.
Diferença dos ciclos
- Ciclo lítico é aquele em que o vírus possui um caráter destruidor, isso é, ao final do ciclo de reprodução ele destrói a célula hospedeira;
- Ciclo lisogênico é aquele em que posteriormente ao ciclo viral, o material genético viral se incorpora ao DNA da célula, desse modo, as células filhas também receberão o DNA viral.
Consequências no organismo
- No ciclo lítico ao final, a célula sofre uma lise celular e então os vírus se libertam dessa célula e começam a infectar as demais células, sendo assim, o número de células infectadas sofre um grande aumento.
- No ciclo lisogênico a presença do vírus não interfere no metabolismo celular, pois a célula realiza suas atividades de forma normal, como uma célula saudável. Entretanto, essa falsa noção de "saudável" faz com que muitas doenças demorem a apresentar sintomas, causando problemas para o organismo.
Aprofunde seu conhecimento:
Reprodução do vírus do HIV: https://brainly.com.br/tarefa/27568346
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás