• Matéria: Artes
  • Autor: Darknesz
  • Perguntado 6 anos atrás

2) O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto podem ser descritos como sendo: *

A) O barroco estava inserido no conflito religioso da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo, principalmente através da arte como meio de reafirmação dos valores católicos. As imagens pretendiam causar impacto emotivo, estimulando a reafirmação do sentimento cristão.

B) O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, palco de uma sociedade mercantilista, cheia de conflitos sociais. Seu principal dilema era combater a ideologia teocêntrica desenvolvida pelos artistas renascentistas.

C) O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, e com a Igreja Católica influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto, demonstrando toda a sua capacidade de harmonizar a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.

D) Com o fim da Idade Média, os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas e burgueses, mais conhecidos como mecenas. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. O grande dilema da arte barroca consistia justamente na temática a ser retratada, profana ou sacra, haja vista o pouco incentivo financeiro dado pelo clero.

URGENTE AJUDEM

Respostas

respondido por: sisifoaluno
0

Resposta:

Alternativa a)

Explicação:

A Igreja Católica sempre destacou as características naturais dos seres humanos como boas, pois o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, segundo Genesis, e inclusive reafirmavam o uso natural da razão a partir de Santo Tomás de Aquino.

Apesar disso, os protestantes, com a doutrina da Depravação Total, diziam que o ser humano estava totalmente corrompido, incluindo a racionalidade e as demais características naturais.

Já que a arte sempre fez parte dos seres humanos, os católicos encontraram aí uma maneira de contestar este e os demais dogmas protestantes

Perguntas similares