Respostas
Resposta:
Uma das suas principais crenças afirmava que a capacidade humana de aprender está contida no próprio indivíduo e, por meio de seus ensinamentos, desenvolveu a maiêutica, que significa “parir”. O método consiste no pressuposto de que o conhecimento está latente dentro de nós, podendo aflorar na medida que se responde uma série de perguntas.
No período clássico grego, a transmissão do saber era feita essencialmente pela via oral, portanto não foram encontradas evidências de que Sócrates tivesse publicado alguma obra. Sua obra e idéias são conhecidas essencialmente pelos Diálogos de Platão.
Num primeiro momento, a maiêutica conduz a pessoa para que apresente suas teorias e concepções acerca de um determinado assunto e, num segundo momento, a pessoa é exposta à novas perspectivas acerca do tema abordado.
Em síntese, o método leva a pessoa duvidar do próprio saber, revelando contradições normalmente embasadas em valores e preconceitos sociais, para, em seguida, conduzí-la à percepção de novas perspectivas. Trata-se de um processo de formação de novas ideias no qual a pessoa reflete sobre suas concepções, colocando preconceitos sobre determinado assunto em verificação, além de conduzir o nascimento de novas ideias.
Sócrates dizia que a filosofia não era possível enquanto o indivíduo não se voltasse para si próprio: “Conhece-te a ti mesmo.” O pronunciamento da Pitonisa do Templo de Apolo de que ele seria o homem mais sábio de todos, foi respondido com as palavras: “Só sei que nada sei”, numa demonstração de que a maiêutica conduz a um processo contínuo de autoconsciência e autoconhecimento.
A maiêutica é uma investigação permanente que dá ênfase na busca por daquilo que não se sabe. Para isso, desenvolveu-se o hábito de debater e dialogar com as pessoas em locais públicos, usando uma comunicação descontraída e descompromissada.