• Matéria: ENEM
  • Autor: gabydomeneghetoupf9a
  • Perguntado 6 anos atrás

As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que marca com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de veludos, almofadas de cetim E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de lo digno de estar num quarto de despejo

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
8

A citação faz parte do livro Quarto de Despejo de Carolina de Jesus, publicado em 1958 no qual ela relata como era o ambiente da favela do Canindé.

A citação da autora chama a atenção em como a favela é tratada pelos governantes, no qual não tem saneamento básico e as pessoas têm que morar em um local sem as mínimas condições de higiene.

O relato de Carolina de Jesus acaba sendo notório em 2020 devido ao novo coronavírus que pode ser agravado em favelas devido as condições do local.

Os moradores de comunidades não têm saneamento básico, e com isso, estão propensos a terem doenças, algo que deveria ser uma preocupação para os governantes, mas que sofrem descaso.

Abraços!

Perguntas similares