O Direito da Criança e do Adolescente demarcou um campo especial no ordenamento brasileiro. A partir de 1988 crianças e adolescentes são reconhecidos na condição de sujeitos de direitos e não meros objetos de intervenção no mundo adulto.
A proteção integral às crianças e adolescentes está consagrada nos direitos fundamentais inscritos no artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e nos artigos 3 e 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990). A promulgação destes direitos fundamentais tem amparo no status de prioridade absoluta dado à criança e ao adolescente, uma vez que estão em peculiar condição de pessoas humanas em desenvolvimento.
Em relação aos Direitos fundamentais da criança e do adolescente, analise as seguintes afirmativas:
I – Os direitos fundamentais sugerem a ideia de limitação e controle dos abusos do próprio Estado e de suas autoridades constituídas.
II – Os direitos fundamentais de criança e adolescente sustentam um especial sistema de garantias de direitos, sendo a efetivação desta proteção dever exclusivamente da família.
III – A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi inovadora ao adotar a Doutrina da Proteção Integral na questão da infância e adolescência no Brasil
IV - A criança e ao adolescente são garantidos todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, bem como são sujeitos a proteção integral.
Agora, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
A afirmativa II está correta.
b.
As afirmativas II e III estão corretas.
c.
As afirmativas II e IV estão corretas.
d.
Apenas afirmações I, III e IV estão corretas.
e.
As afirmativas I e II estão corretas.
Respostas
respondido por:
44
Resposta:
Apenas afirmações I, III e IV estão corretas. (Corrigido pelo AVA)
Explicação:
respondido por:
11
Resposta:
D
Explicação:
Apenas afirmações I, III e IV estão corretas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás