Sobre o processo de trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), leia as sentenças
I. A mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
II. A lei da hora extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
III. Karl Marx nunca falou em mais-valia e, sim, os marxistas que, equivocadamente, atribuem a Marx o termo.
A alternativa que tem somente sentenças verdadeiras é?
I
II
III
I e II
II e III
Respostas
Resposta:
Apenas a "I" é verdadeira.
Explicação:
A "I" está correta. Marx divide a jornada de trabalho em tempo de trabalho necessário e tempo de trabalho excedente. No primeiro o trabalhador produziria o necessário para a manutenção do próprio trabalhador (salário). Durante o segundo o trabalhador produziria um valor excedente (mais-valia), que seria apropriado pelo capitalista.
A "II" estaria correta se substituíssemos a "da hora extra" por "mais valia". Vejamos: A lei da mais valia explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
A "III" também está incorreta, uma vez que a a Mais-valia é um dos grandes pilares da teoria marxista e foi defendida pelo autor na obra Teorias sobre a Mais-Valia, publicado pela primeira vez em 1863.
Resposta:
Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
A. A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
B. A lei da mais-valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
X. A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
D. A lei da mais-valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.
E. As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção dos excedentes e da apropriação das mercadorias.
RESPOSTA: Letra: C.
MELHOR DIZENDO, SOMENTE A: I. A mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
Para o autor, a luta de classes se refere a um fenômeno social que existe entre pessoas de diferentes classes sociais devido os interesses socioeconômicos e desejos dessas pessoas, podendo ser notado a partir da lógica do modo de produção capitalista, o que dá base a um conflito, que se expressa nos diversos setores sendo eles:
Econômicos;
Ideológico;
Político.
Vale ressaltar que segundo o estudo de Marx, a luta de classes só acabará com o fim do capitalismo e com o fim das classes sociais.
POR FAVOR, COLOQUE COMO A MELHOR RESPOSTA, ME AJUDE A TE AJUDAR!!!!!!!!!!!!!!!!