O historiador grego Heródoto disse a seguinte frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
Podemos dizer que essa seja a única razão do Egito ter se tornado uma grande civilização?
Justifique sua resposta.
Respostas
:)
O Egito localiza-se a nordeste da África ligado ao Oriente Médio pela península do Sinai. O Egito possuí a maior parte de seu território em regiões desérticas (deserto do Saara) sendo que só 5% de sua área é usada para a agricultura. E esta depende das terras férteis às margens do Rio Nilo, daí a frase “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
Durante as cheias entre os meses de junho a outubro, as águas do rio inundam suas margens depositando matéria orgânica (húmus) e quando o rio volta ao seu leito normal o povo passa a arar e plantar nestas terras. Com o aumento da população o povo passou a construir obras hidráulicas, como barragens, diques, canais, drenagem de pântanos e irrigações. Com isto conseguiu aumentar a área de plantio e sobreviver na época de seca.
A maioria da população era de camponeses livres, que trabalhavam em suas terras, pagavam taxas ao Estado e no período em que não trabalhavam, eram obrigados a fazer um trabalho compulsório ao Estado que era governado pelo Faraó, este trabalho era erguer obras públicas tanto hidráulicas, como templos, pirâmides e palácios.
Havia os escravos que eram prisioneiros de guerra, estes trabalhavam em pedreiras, minas de cobre e ouro. As classes sociais privilegiadas estavam os sacerdotes e sacerdotisas, responsáveis pela religião, ao culto do Faraó, pela educação. Recebiam tributos e não pagavam impostos, tinham uma vida bem mais luxuosa do que o resto da população.
O oficio de soldado, era regiamente compensado se este servisse diretamente ao Faraó, muitos oficiais egípcios ambicionaram o cargo de Faraó, o que provocou guerras internas entre eles e os sacerdotes.
Os escribas eram os poucos que sabiam ler e escrever, eram os responsáveis pelas leis, administração, distribuição de trabalhos, recolher os impostos que eram pagos em mercadorias (trigo, carne, frutas, sal, etc.). O Vizir era um funcionário público (um escriba mais graduado) que funcionava como porta-voz e olho do Faraó (este era o senhor supremo do Egito, um deus vivo), pois fiscalizava tudo.
Porque sem o Nilo a agricultura nessa região seria muito difícil e a população não teria ser formado como conhecemos.