Características das ligações iônicas
Átomos com grande diferença de eletronegatividade se unem através de ligações iônicas, quando átomos de metais juntam com átomos de ametais, ou quando alguns ametais se ligam com átomos de Hidrogênio. Os metais apresentam alta eletropositividade, e tendência de doar elétrons para se estabilizarem, formando cátions (íons positivos). Veja alguns exemplos:
1) O óxido de alumínio: É um composto químico de alumínio e oxigênio. Também é conhecido como alumina, um nome usado frequentemente pelas comunidades mineira, de cerâmica e da ciência dos materiais. As pedras preciosas rubi e safira são compostas principalmente por óxido de alumínio e as suas cores características são-lhes dadas por traços de impurezas.
2) Sulfeto de potássio: É o composto químico de enxofre e potássio. Este sólido incolor quando puro é raramente encontrado, porque reage rapidamente com água. Sua utilização principal: adubação de fundo de todas as culturas e em situações de carência de potássio.
3) Brometo de estrôncio: É um composto químico de estrôncio e bromo que em temperatura ambiente é um sal que se apresenta como um pó branco, inodoro e cristalino não é inflamável e tem um amargo sabor salgado, como diversos outros compostos deste elemento, quando submetido ao teste da chama produz brilho vermelho.
Questão 2: Analise as ligações químicas que você formou na questão 1. Agora, registre abaixo quantos elétrons cada elemento da fórmula ganhou ou perdeu. Indique também, qual a quantidade de cátions e ânions tem em cada ligação iônica formada. Dica: faça em forma de tabela, vai ajudar muito na sequência e organização dos seus pensamentos. **Observação** Coloque seu nome na folha juntamente com as respostas, antes de postar! *
pfvr gente alguem me ajuda eu preciso muito disso e para um trabalho que preciso entregar agora quem poder me ajudar muito obrigada
Respostas
respondido por:
0
eu nn entendi a sua explicacao
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás