Respostas
Resposta:
1 Escovar os dentes

Sabe aquele gostinho da janta do dia anterior quando você acorda acompanhado de um cheiro não muito agradável? Isso acontece porque os restos de alimentos que ficam na boca fermentam, por mais que os dentes estejam escovados, e as bactérias se alimentam desses restos formando a placa bacteriana.
É aí que surge o creme dental, um produto no qual substâncias reagem com o abrasivo, à base de silício - responsável por tirar a sujeira.
2. Lavar os cabelos

Já reparou que ao lavar os cabelos eles se enchem de nós? Isso não passa de uma reação química.
Os fios capilares são revestidos por células transparentes e, para limpá-los, o shampoo possui uma carga elétrica responsável por levantar essas células.
3. Aplicar desodorante

Nosso corpo se aquece por causa do calor e o suor nada mais é do que uma tentativa do nosso organismo esfriá-lo, por meio da liberação de líquido. Esse líquido não possui mau cheiro, mas nossa axila possui bactérias que o degradam.
Por esse motivo, os desodorantes são uma mistura de substâncias antibactericidas, aromáticas e álcool.
4. Digerir alimentos

O processo de digestão envolve muitas substâncias em nosso corpo. A começar pela saliva, que libera uma enzima responsável por quebrar os alimentos em pedaços menores.
Em seguida, o estômago produz o suco gástrico que quebra as proteínas. Depois, no intestino delgado, o pâncreas libera substâncias para continuar a quebra de proteínas e carboidratos.
O fígado libera a substância bile, responsável por digerir a gordura. Ainda no intestino delgado, mais enzimas são liberadas para transformar as moléculas de alimentos em aminoácidos. Por fim, as moléculas transformadas passam pelo intestino e são absorvidas no corpo ou descartados para o intestino grosso, onde transformam-se em fezes.
Um processo químico e tanto, não é mesmo?
5. Lavar as mãos

Nossa pele assim como os fios de cabelo, possuem uma camada que a reveste para protegê-la. Essa camada protetora é uma mistura de suor com gordura, e é a acidez do suor que impede bactérias nocivas de se instalarem na pele.
Com o passar do tempo, essa película se torna mais grossa, até o momento em que nossa pele fica pegajosa e a única solução é a limpeza com água e sabão - que nada mais é do que uma reação entre ácidos graxos, substâncias alcalinas, corantes e essências que transformam-se em moléculas solúveis na água e na gordura.