• Matéria: ENEM
  • Autor: isadorarocha8020
  • Perguntado 6 anos atrás

avalia a relação e a dependência política entre o governo federal e estadual grandes fazendeiros e coronéis durante o período da república café com leite

Respostas

respondido por: bryanavs
21

Esta relação se desenvolvia por meio de um sistema de conhecido como "benefícios mútuos", onde o mesmo se baseava que as elites regionais apoiavam o governo federal (governado, na época, em sistema de alternância pelas elites de São Paulo e Minas Gerais) e as elites federais garantiam a permanência no poder das elites regionais.

Vamos aos dados/resoluções:

Portanto, a ênfase no poder político ficava dividido em "lotes", de maneira que em cada espaço um grupo ficava específico para "coordenar" a mesma, que conseguia manter por décadas os seus privilégios, usando as estruturas do Estado brasileiro sempre para benefício próprio.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

respondido por: ProjetoPolímata
8

Os coronéis e grandes fazendeiros eram a base de sustentação da política do café com leite. Durante a República Velha havia uma maior autonomia para os estados da federação, não sendo o governo federal o principal ator político do país. Assim, eram as oligarquias estaduais, principalmente de São Paulo e Minas Gerais quem exerciam o poder de fato e influenciavam diretamente no governo federal. Episódios como a assinatura do Convênio de Taubaté em 1906 demonstram muito bem como essa influência era exercida. A economia cafeeira impulsionada pelos estados era o motor político e econômico da República, a dependência era do governo federal frente aos governos estaduais, e não o contrário como acontece atualmente.

Estude mais em:

  • Convênio de Taubaté

https://brainly.com.br/tarefa/25305127

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares