Respostas
É sobre experimentos que, mesmo realizados em condições bastante parecidas, apresentam resultados que não são possíveis de prever. Como um exemplo: o experimento cara ou coroa, mesmo realizado repetidas vezes, não pode ser previsto, pois, cada vez que a moeda for lançada, o resultado poderá ser diferente.
Resposta:
É um ramo especifico da matemática que estuda eventos e as chances dele acontecer, por exemplo, qual a chance em lançarmos uma moeda para cima e ela cair, qual a chance de sair coroa?, ou ao jogarmos um dado quais as chances dele cair no numero seis?, então probabilidade estuda de maneira especial eventos aleatórios e seu calculo de 0 à 1, ou seja de 1 a 100% de chances de ocorrer.
Quando calculamos a probabilidade, estamos associando um grau de confiança na ocorrência dos resultados possíveis de experimentos, cujos resultados não podem ser determinados antecipadamente.
Evento aleatório
Um experimento aleatório é aquele que não é possível prever qual resultado será encontrado antes de realizá-lo.
Os acontecimentos deste tipo quando repetidos nas mesmas condições, podem dar resultados diferentes e essa inconstância é atribuída ao acaso.
Sendo assim, podemos encontrar a probabilidade de ocorrer um determinado resultado através da divisão entre o número de eventos favoráveis e o número total de resultados possíveis:
P(E) = N(P)÷N(T)
Sendo:
p(A): probabilidade da ocorrência de um evento
n(P): número de casos possíveis (evento )
n(T): número total de casos possíveis
Explicação passo-a-passo: