• Matéria: Filosofia
  • Autor: guilhermesdfhs
  • Perguntado 6 anos atrás

O surgimento da filosofia entre os gregos (Séc. VII a.C.) é marcado por um crescente processo de racionalização da vida na cidade, em que o ser humano abandona a verdade revelada pela codificação mítica e passa a exigir uma explicação racional para a compreensão do mundo humano e do mundo natural. Dentre os legados da filosofia grega para o Ocidente, destaca-se: *
5 pontos
a) a concepção política expressa em A República, de Platão, segundo a qual os mais fortes devem governar sob um regime político oligárquico.
b) a criação de instituições universitárias como a Academia, de Platão, e o Liceu, de Aristóteles.
c) a filosofia, tal como surgiu na Grécia, deixou-nos como legado a recusa de uma fé inabalável na razão humana e a crença de que sempre devemos acreditar nos sentimentos.
d) a recusa em apresentar explicações preestabelecidas mediante a exigência de que, para cada fato, ação ou discurso, seja encontrado um fundamento racional.

Respostas

respondido por: diegovinicius200
46

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

A- Incorreta:Platão não acreditava que os mais fortes deveriam governar e sim os mais Sábios que no caso seriam os filosofos,assim como não pregava um regime oligarquico.

B-INCorreta:Se tratam de um legado físico que não conseguiria transmitir valores morais apenas "por serem lugares"

C-INCorreta:Esses filosofos pregavam pela valorização da razão e falavam que muitas vezes os sentimentos eram enganosos.

D- Correta: Esses filosofos revolucionaram o pensamento ocidental ao quebrar as tradições míticas e buscarem uma explicação racional para as questões sobre a vida e o homem.


diegovinicius200: teste
Perguntas similares