Quais são os produtos do processo respiratório?
a) gás carbônico
b) gás carbônico e água
c) gás carbônico e oxigênio
d) gás carbônico, água e energia
e) somente oxigênio
Respostas
Resposta:
letra d) gás carbônico, água e energia.
Desculpe pelo texto longo, mas é que eu expliquei tudo direitinho pra vc entender ;)
Explicação:
A gente respira para produzir energia. Por isso que a gente morre quando não respira: nosso corpo fica sem energia para viver.
A respiração acontece nas células e é composta por 3 etapas e eu vou te explicar por que quando respiramos, geramos energia (ATP), gás carbônico (CO2) e água (H2O).
- Etapa 1: glicólise
Quando ingerimos alimentos, os nutrientes são absorvidos pelo intestino e vão para a corrente sanguínea. O sangue leva os nutrientes para as células do corpo. Um desses nutrientes é o carboidrato, ou seja, a glicose. Para transformar a glicose em outras moléculas, é necessário usar as coenzimas NAD+ e FAD, que são ajudantes que trabalham roubando prótons e elétrons da glicose. Quando fazem isso, se transformam em NADH e FADH2.
No citoplasma ocorre um processo chamado glicólise, que significa literalmente "quebra da glicose". A glicólise utiliza duas coenzimas "NAD+" para capturar elétrons e prótons da glicose (ou seja, para oxidar glicose, o NAD+ é reduzido a NADH). Ocorre produção de 2 ATP e a glicose é transformada em 2 Piruvatos.
Simplificando: Entra 1 glicose, sai 2 piruvatos. Entra 2 NAD+ e sai 2 NADH.
- Etapa 2: Descarboxilação do piruvato
Na glicólise, entrou 1 glicose e saíram 2 piruvatos, lembra? Esse piruvato vai entrar na mitocôndria e vai sofrer descarboxilação, ou seja, o piruvato vai perder um grupo carboxila, que nada mais é que 1 Carbono, 2 Oxigênios e 1 Hidrogênio. Esses átomos se separam assim: o carbono e o oxigênio formam gás carbônico (CO2) e o hidrogênio restante é "roubado" por um NAD+.
Quando o piruvato perde esses átomos, ele sofre outros processos até ser transformado em Acetil-CoA.
Simplificando: Entra 1 piruvato, sai 1 Acetil-CoA e 1 CO2. Entra 1 NAD+, sai NADH.
- Etapa 3: Ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs também acontece dentro da mitocôndria. Lá dentro da mitocôndria existe uma molécula chamada Oxalacetato. O oxalacetato se liga ao Acetil-CoA, formando Citrato e eles iniciam uma série de várias etapas.
Acetil-CoA + Oxalacetato = Citrato
Nessas etapas, o citrato se quebra de diversas maneiras, de forma que no final, só sobra Oxalacetato! Desta maneira, a glicose foi totalmente quebrada. Não sobrou nenhum átomo que era originário da glicose. Para acontecer isso, o NAD+ e o FAD roubam átomos do citrato. O citrato também perde Carbono e Oxigênio, que juntos formam CO2
Acetil-CoA + Oxalacetato = Citrato => processos => Oxalacetato + CO2
Os produtos destes processos são CO2, ATP, FADH2 e NADH.
Simplificando: Entra Acetil-CoA, sai ATP e CO2. Entra NAD+ e sai NADH. Entra FAD e sai FADH2.
- Etapa adicional: Cadeia respiratória
Você percebeu que durante todo este processo de respiração, existiram coenzimas "ajudantes" FAD e NAD+? Eles roubaram átomos da glicose, se transformando em NADH e FADH2. Porém o NADH e o FADH2 são inúteis. Eles precisam voltar para a sua forma original!!
De modo simples: Para voltar à sua forma original, o FADH2 e o NADH doam seus hidrogênios para o Oxigênio que a gente respira pelos pulmões, gerando água (O oxigênio dos pulmões vai para o sangue e é distribuído para as mitocôndrias das células). Essa doação de átomos acaba gerando energia para produzir ATP.
Simplificando: Entra NADH e FADH2 e sai NAD+, FAD e ATP. Entra O2 e sai H2O.
- RESUMO:
- Glicose é quebrada até virar CO2, com a ajuda das coenzimas NAD+ e FAD.
- O NAD+ e o FAD roubam átomos da glicose, se transformando em NADH e FADH2.
- NADH e FADH2 doam átomos de H para o Oxigênio que a gente respira formando H2O, ou seja, água.
- A transformação de NADH em NAD+ e a transformação de FADH2 em FAD, produzem ATP
- CONCLUSÃO:
- A respiração produz CO2, ATP e H2O
Resposta:
D
Explicação: