minha prova de filosofia
ME AJUDA PFFFFF
1-Maquiavel foi um filósofo e político italiano. Em aproximadamente 6 linhas faça um
comentário sobre a vida e o que fez esse personagem.
2- Thomas Hobbes foi um filósofo (pensador) inglês que escreveu sobre política.
Descreva em aproximadamente o pensamento político desse personagem.
3- - John Locke foi um pensador político do século XV. Seu pensamento predominava
sobre política. Descreva- o em aproximadamente 5 linhas.
4- Jean Jacques Rousseau foi um importante pensador iluminista Suíço- francês. Faça
um comentário de aproximadamente 6 linhas sobre a importância do pensamento
desse filósofo para o mundo contemporâneo.
Respostas
Resposta:
1- Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo político, historiador, diplomata e escritor italiano, autor da obra-prima "O Príncipe". Foi profundo conhecedor da política da época, estudou-a em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Realista e patriota definiu os meios para erguer a Itália. Escreveu “A Arte da Guerra”, Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio” e Diário em Torno de Nossa Língua”.
2- O pensamento hobbesiano, divide-se em três fases: Estado de natureza, de guerra e de segurança. Hobbes idealizou a humanidade semelhante a animais selvagens incapazes de desenvolver uma vida em sociedade, pois, segundo seu pensamento, todos eram iguais e essa igualdade era ponto de partida para um estado de guerra.
3-foi um filósofo inglês, um dos principais representante do empirismo - doutrina filosófica que afirmava que o conhecimento era determinado pela experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto interna, a partir das reflexões. Locke se destacou especialmente por seus estudos de filosofia política e deixou grande contribuição ao desenvolvimento do liberalismo, principalmente a noção de Estado de Direito.
4- Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo social, teórico político e escritor suíço. Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Suas ideias são definida até os dias atuais, entre elas: o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade