Respostas
A Quinta-feira Negra (em inglês, Black Thursday refere-se ao dia 24 de outubro de 1929, quando ocorreu o crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque. O crash desencadeou a mais devastadora crise econômica da história dos Estados Unidos, considerando-se a abrangência e a duração dos seus efeitos.
Marca o início dos 12 anos da Grande Depressão, que afetou todos os países ocidentais industrializados.
Após a Primeira Guerra Mundial, os países da Europa estavam em ruínas, enquanto que os Estados Unidos viviam grande prosperidade, por causa da produção e exportação em grande volume durante a guerra.
Com o aumento da produção, os Estados Unidos, durante a década de 20, tinham crescimento e prosperidade suficientes para dominar outros mercados, como a América Latina. Esse período ficou conhecido como "Loucos Anos 20". O consumo havia aumentado, a indústria criava o tempo todo bens de consumo, boates e clubes viviam cheios e o cinema tornava-se uma grande diversão. Com essa prosperidade, as ações eram valorizadas.
Em setembro de 1929, o índice Dow Jones, que avalia o mercado de ações nas bolsas de valores, registrou o pico máximo e o mercado começava a sentir que uma queda no valor nominal das ações poderia se aproximar. Com isso, e devido a desconfiança do mercado, o volume dos negócios havia caído substancialmente, até a situação ficar insustentável. Inicia-se então a crise de 1929, que, em suma, traduziu-se em uma crise de credibilidade.
Os acionistas colocavam suas ações a venda, em enormes volumes, e como havia poucos compradores, os preços das ações caíam. Deu-se início a uma espiral descendente:
"Por falta de recursos, as empresas demitiam seus funcionários, que ficavam sem emprego e deixavam de consumir. Sem vender, as empresas ficavam sem recursos. Por falta de recursos,..."
Bancos e fábricas faliam e os efeitos da crise se espalharam pelo mundo.
A crise ocorreu, por causa da quebra da bolsa e também por outros dois motivos:
- Superprodução agrícola: Havia sido formado um excedente de produção agrícola nos Estados Unidos, porque não encontrava nenhum comprador, seja dentro ou fora do país;
- Diminuição do consumo: As indústrias cresciam, mas o poder aquisitivo da população não. Ou seja, aumentavam as ofertas e diminuíam os compradores, fazendo com que várias indústrias falissem;
A medida de emergência adotada foi basicamente a venda de grande parte das ações em apenas um dia com o receio da crise.
Crise de 29
A quinta-feira negra nada mais é do que o nome dado pelos historiadores para se referir à quinta-feira na qual ocorreu o crash da bolsa de valores dos Estados Unidos, e tal ação, fez com que muitos acionistas vendessem seus ativos imediatamente, uma vez que o risco de mantê-los naquele momento era muito grande.
Com isso, os mercados do mundo inteiro que tinham relações diretas ou indiretas com os Estados Unidos da América sofreram um choque, uma vez que parte de sua economia estava comprometida em função da superprodução.
Leia mais sobre a crise de 29 aqui: https://brainly.com.br/tarefa/226150
#SPJ2