Após assistir ao vídeo ou ler as informações acima produza um resumo abrangendo os seguintes tópicos:
•Vírus, seres vivos ou não? •Características dos vírus.
•Infecção viral. (como um vírus ataca uma célula).
•Virose. (o que são?).
Me ajuda aí gente preciso pra hoje por favor!!
Respostas
Resposta:
resumindo: Vírus são partículas; a infecção viral ocorre para a sua reprodução; virose é o nome dado a doenças causadas por vírus.
Explicação:
SER VIVO OU NÃO? Há quem diga que eles são seres vivos, há quem diga que não. Eu prefiro chamar um vírus de "partícula "do que de ser. Na escola, você provavelmente aprendeu assim: vírus não são seres vivos porque não se reproduzem sozinhos – precisam de um hospedeiro para isso – e não têm metabolismo próprio. Na prática, isso significa que os vírus até podem sobreviver sem uma célula hospedeira, mas não conseguem produzir proteínas a partir de seu material genético. E isso impossibilita a reprodução independente para eles.
INFECÇÃO VIRAL: Para se reproduzirem, os vírus precisam infectar células, introduzindo o seu material genético no interior delas. Esse processo tem início quando o vírus adere à parede celular ou à membrana, ligando-se a certas moléculas receptoras, existentes na superfície das células.
Alguns vírus atacam as células, invadindo-as com o capsídio, e outros injetam nelas apenas o seu material genético. Mas o fato é que, uma vez no seu interior, o vírus passa a controlar o metabolismo da célula infectada, inativando a maior parte dos genes e utilizando-se das substâncias existentes no interior da célula, a fim de multiplicar seu próprio material genético e fabricar capsídios para os novos vírus gerados.
Existe um tipo específico de vírus para cada célula, o vírus A só vai poder atingir uma célula cuja abertura se volte para A, assim como o vírus B só atinge a célula com abertura para B... o virus A não invade a célula do vírus B e nem o B invade a célula do vírus A.
VIROSE: São conhecidas como viroses, todas as doenças causadas por vírus. Como existe diversos tipo de vírus e os sintomas causados por eles são muito semelhantes, nem sempre é possível identificar qual por qual tipo você foi infectado sem fazer exames específicos.