• Matéria: Português
  • Autor: joannancoelho
  • Perguntado 6 anos atrás

1- Como a Terra é protegida dos ventos solares? *
2- De que maneira a comunicação foi afetada durante a tempestade solar que aconteceu em 1859? *
3- O que poderia acontecer, nos dias de hoje, se a Terra fosse atingida por uma tempestade solar? *
4- Como funciona o campo magnético da Terra? O que ele influencia? *
5- O que são auroras polares? Como a Física do magnetismo explica esse fenômeno? *

Respostas

respondido por: GilsonFreitas1
3

Resposta:

...

Explicação:

*1.COMO A TERRA É PROTEGIDA DOS VENTOS SOLARES?*

A Terra é protegida por uma bolha protetora conhecida como magnetosfera, que bloqueia a radiação solar prejudicial. A magnetosfera forma um escudo bloqueando as partículas prejudiciais e desviando, com isso formando o cinturão de Van Allen descoberto em 1959 pelo físico James Van Allen.

*2- DE QUE MANEIRA A COMUNICAÇÃO FOI AFETADA DURANTE A TEMPESTADE SOLAR QUE ACONTECEU EM 1859?*

Sistemas de telégrafo em toda a Europa e América do Norte entraram em pane e, em alguns casos, telegrafistas receberam choques elétricos. Alguns postes telegráficos também ficaram com faíscas. Alguns sistemas telegráficos continuaram a enviar e receber mensagens, apesar de terem sido desligados de suas fontes de alimentação.

*3- O QUE PODERIA ACONTECER, NOS DIAS DE HOJE, SE A TERRA FOSSE ATINGIDA POR UMA TEMPESTADE SOLAR? *

Todas as luzes se apagariam, assim como a internet e qualquer outra tecnologia conectada à eletricidade. Em lugares onde o suprimento de água é feito eletronicamente — como ocorre na maioria das cidades modernas — o sistema hidráulico pararia de funcionar. O aquecimento e o ar condicionado pifariam. Comidas perecíveis e remédios estragariam. Caixas de bancos se tornariam inúteis. Bombas de gasolina parariam de funcionar. O GPS pararia de funcionar.

*4- COMO FUNCIONA O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA? O QUE ELE INFLUENCIA? *

O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas fazendo com que elas sejam freadas e também atua desviando-as de sua trajetória inicial. Por esse motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante.

Os polos magnéticos estão localizados nos extremos do eixo magnético e próximos aos polos geográficos, isto é, o polo sul magnético está próximo do norte geográfico e o polo norte magnético está próximo do sul geográfico. É importante lembrar que o eixo magnético não coincide com o eixo de rotação da Terra, sendo estes separados por aproximadamente 13º. Alguns estudos apontam que esse eixo magnético está mudando de posição.

Ainda não temos uma explicação correta para a origem do campo magnético terrestre, mas a hipótese mais aceita diz que o campo magnético terrestre se origina das intensas correntes elétricas que circulam seu interior e não da existência de grande quantidade de ferro magnetizado também em seu interior.

Aves e outros animais, como minhocas, conseguem perceber o campo magnético da Terra e utilizá-lo como referência para locomoção. Bússolas, GPS’s e outros instrumentos de navegação também o utilizam como referência. O ponteiro de uma bússola, por exemplo, é feito por material imantado, o que faz com que sofra influência do campo magnético e aponte para o polo magnético da Terra.

*5 - O QUE SÃO AURORAS POLARES? COMO A FÍSICA DO MAGNETISMO EXPLICA ESSE FENÔMENO?*

As auroras polares são fenômenos caracterizados por um brilho intenso no céu noturno de regiões próximas aos polos terrestres. Esse brilho, geralmente de cor verde, é resultado da interação de partículas vindas do Sol com moléculas de oxigênio e nitrogênio presentes em regiões que correspondem à ionosfera terrestre.

O fenômeno é denominado de aurora boreal quando ocorre no hemisfério norte e de aurora austral quando ocorre no hemisfério sul.

em virtude de explosões das reações nucleares, a coroa solar, camada mais externa do Sol, ejeta partículas elementares com altíssima energia. As partículas são ejetadas para todas as direções ao redor da estrela e compõem o chamado vento solar.

Ao chegarem à Terra, as partículas chocam-se com o campo magnético terrestre. Toda partícula eletricamente carregada que se movimenta em uma região onde existe campo magnético está sujeita a uma força magnética. Essa força atua sobre as partículas do vento solar, conduzindo-as de acordo com suas cargas elétricas para as regiões norte ou sul da Terra.

DA PRÓXIMA VEZ FAÇA PERGUNTAS SEPARADAS!!!


joannancoelho: ok
GilsonFreitas1: A disposição! É só porque a resposta fica muito grande para várias perguntas.
respondido por: raffasiilveira
0

1. A Terra é protegida dos ventos solares pela magnetosfera, uma parte exterior da atmosfera do planeta onde o campo magnético do planeta controla o movimento das partículas carregas e age como um escudo.

2. Por causarem interferências eletromagnéticas, os ventos solares provocaram a queda de sistemas de telégrafo em toda a Europa e América do Norte. Postes telegráficos também soltaram com faíscas e alguns sistemas telegráficos continuaram a enviar e receber mensagens, apesar de terem sido desligados de suas fontes de alimentação.

3. Se a Terra fosse atingida por uma tempestade solar nos dias atuais, os equipamentos eletrônicos seriam afetados, assim como o sistema de GPS, o que tornaria as viagens complicadas e afetaria o modo de vida atual quase em sua totalidade.

4. O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas cósmicas fazendo com que elas sejam freadas os desviadas da rota do planeta.

5. As auroras polares, também conhecidas como aurora boreal, são fenômenos que produzem um brilho intenso no céu noturno de regiões próximas aos polos norte e sul do planeta. Esse brilho, geralmente de cor verde ou azulada, é provocado pela interação de partículas vindas do Sol com moléculas de oxigênio e nitrogênio presentes em regiões que correspondem à ionosfera terrestre.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/37477891

Anexos:
Perguntas similares