DE AFRICANO A AFRO-BRASILEIRO
Entre os anos de 1525 e 1854, mais de cinco milhões de africanos foram trazidos para o Brasil na condição de escravos, não estando incluídos neste número, que é uma aproximação, aqueles que morreram ainda em solo africano, vitimados pela violência da caça escravista, nem os que pereceram na travessia oceânica. Não se sabe quantos foram trazidos desde que esse comércio se tornou ilegal. Ao longo de mais de três séculos, enquanto a própria nação brasileira se formava e tomava corpo, os africanos foram trazidos das mais diferentes partes do continente africano abaixo do Saara. Não se tratava de um povo, mas de uma multiplicidade de etnias, nações, línguas, culturas.
No Brasil foram sendo introduzidos nas diferentes capitanias e províncias, num fluxo que corresponde ponto por ponto à própria história da economia brasileira. A prosperidade econômica estava relacionada a uma intensificação da demanda de mão de obra escrava: não havia a possibilidade do progresso material sem que mais negros fossem importados, pois o trabalho era essencialmente africano e afrodescendente. [...]
PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo, n.46, p. 52-65, junho/agosto 2000. (adaptado)
O assunto principal do texto é: *
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Escravatura
Explicação:
Em especial a Africana. Mas, trata-se de utilização forçada das pessoas da Africa as quais eram trazidas e depois "distribuidas" no Brasil.
O texto fala um pouco como isso se deu e suas características.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás