Há vários fatores que influenciam na elasticidade preço da procura (demanda). Um dos fatores mais importantes é a essencialidade do produto para o consumidor, de maneira geral, os produtos considerados essenciais e supérfluos. Essa classificação nos ajuda a entender se esses produtos apresentam elasticidade preço da procura elástica ou elasticidade preço da procura inelástica. Trata-se de uma informação importante para empresários e governo. Empresários podem aumentar ou não o preço desses produtos e governos podem aumentar a tributação ou não desses produtos. No contexto dos produtos essenciais e supérfluos, analise as sentenças a seguir: I- Um produto essencial apresenta demanda majoritariamente elástica. II- Um produto supérfluo apresenta demanda inelástica. III- Um produto essencial apresenta demanda inelástica. IV- Um produto supérfluo apresenta demanda elástica. Assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças I e II estão corretas. b) Somente a sentença IV está correta. c) Somente a sentença III está correta. d) As sentenças III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
As sentenças 3 e 4 são verdadeiras.
Explicação:
Considere que produto essencial não dá para ficar sem ele, portanto são inelásticos.
Do contrário, considere que produto supérfluo dá para ficar sem ele, portanto são altamente elásticos.
Produtos essenciais tem baixíssima elasticidade, isso porque a sua demanda não cresce ou diminui facilmente, por exemplo, produtos básicos da higiene pessoal e alimentos da dieta comum de uma população (alternativa D).
Já os produtos supérfluos possuem uma alta elasticidade, isso porque eles não são essenciais, as pessoas podem viver sem eles, além disso, os produtos substitutos dos supérfluos também são supérfluos.
Existem produtos dependentes também, eles dependem da produção de um outro produto para manter a sua demanda no mercado.
Venha estudar mais sobre produtos essenciais em:
https://brainly.com.br/tarefa/14052270