Quando falamos em cidadania, falamos em direitos e deveres. Leia o seguinte texto
abaixo e, após a leitura, com suas próprias palavras explique o que é Cidadania.
“Ser cidadão é estar dentro de algum processo, usufruir de um conjunto de benefícios,
participar dos ganhos que uma sociedade produziu, sejam eles políticos, sociais ou
econômicos. A palavra ‘cidadania’ vem do latim civitas que quer dizer ‘cidade’, e da
qual também resultaram os termos ‘civilização’ ‘ civilidade’. A cidade foi o ambiente
que mais favoreceu o crescimento da ideia de cidadania. Mais do que o campo, ela veio
exigir dos indivíduos uma convivência próxima e contínua; nela tornou-se necessário
saber respeitar os direitos dos outros e cumprir os seus deveres, senão a vida se
tornaria insuportável (...)” .
Respostas
Resposta:A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.
Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural.
A expressão da cidadania frequentemente está associada ao campo do Direito, em que existe uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os deveres, destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), o zelo pelo espaço e o cumprimento das leis. Entre os direitos, destaca-se o de ir e vir, bem como o de ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.
O conceito de cidadania também está relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um determinado território administrado por um Estado Nacional. Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.
Em casos de descumprimento aos deveres, o indivíduo poderá ter parte de sua cidadania cassada, a exemplo de presidiários que possuem o direito de votar vetado, entre outras limitações impostas pela lei penal.
ESPERO TER AJUDADO!!!!!
A cidadania pode ser entendida como o exercício dos direitos e deveres fornecidos (através de uma Carta Magna) ao povo de um país. Partindo deste ponto de vista, o termo cidadania está relacionado à nacionalidade, já que esta traz direitos e deveres para o exercício pleno da cidadania em um determinado Estado.
Como exemplo prático do exercício da cidadania em nosso país, podemos destacar:
o voto obrigatório, direto e secreto - que ocorre nas eleições para os poderes Executivo (prefeitos, governadores e Presidente da República) e Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores).
Sonhe, mas trabalhe duro!