Respostas
Resposta:
Praticar trekking contribui para sensação de bem estar
Como toda atividade física de longa duração, o trekking estimula a produção de endorfina, substância química conhecida por gerar bem estar no corpo humano. Esta substância atua, a longo prazo, na melhora do sistema imunológico, da memória e do humor, além de proporcionar outras vantagens para a saúde do atleta.
Contudo, para se obter estes benefícios é preciso realizar o trekking com uma certa regularidade e tomar alguns cuidados importantes de modo a exercer a atividade física de forma correta e segura.
Por se tratar de uma atividade ao ar livre de longa duração, é indicado o uso de protetor solar e de repelente a todo tempo, evitando futuros transtornos e complicações decorrentes da exposição prolongada ao sol e à natureza. Bonés e protetores físicos, com tecidos que permitem que a pele transpire naturalmente, também contribuem para o melhor desempenho da atividade e, consequentemente, para a ampla obtenção de seus benefícios.
O trekking fortalece o corpo e amplia a resistência física
O trekking é geralmente realizado em áreas de pouca intervenção humana, cujos trajetos desafiam o corpo a superar seus desafios físicos e mentais. Desta forma, o exercício exige do praticante maior esforço, se compararmos a prática com uma caminhada na cidade, em terreno cimentado e plano, por exemplo. Assim, o trekking amplia a resistência cardiovascular e respiratória do praticante, além de fortalecer seus ossos, músculos e tendões, principalmente dos membros inferiores (cintura pélvica, coxas, pernas e pés).
Porém, para realizar essa prática de forma segura, isto é, sem correr o risco de acidentes e lesões, é necessário o uso de vestimentas adequadas, como roupas e calçados próprios para o tipo de terreno do percurso escolhido. Planejamento prévio e conhecimento do trajeto também são essenciais. E, em casos de distâncias maiores e de grandes desafios, recomenda-se praticar o trekking acompanhado, além do uso de bússola e GPS.
Mais qualidade de vida
Os ganhos físicos proporcionados pelo exercício do trekking são refletidos em maior qualidade de vida. A prática regular contribui para uma mente mais relaxada, combatendo o estresse e a ansiedade. A ampliação da resistência física e a superação de obstáculos contribui para a melhora da autoestima, sem falar na melhora da qualidade do sono, do funcionamento dos órgãos vitais, contribuindo assim para sua longevidade.
Espero ter ajudado!!!
Qualquer coisa é só chamar!