O silogismo é um tipo de raciocínio dedutivo, arraigado na lógica aristotélica. No seu livro Metafísica, em síntese, Aristóteles (2002) defende que o principal objetivo da lógica é a proposição, enquanto expressão dos juízos que temos sobre a realidade; e o raciocínio, enquanto conclusão sobre uma série de proposições. Nesse sentido, marque a opção que melhor identifica o processo mental que é o raciocínio por silogismo.
Escolha uma:
a. O silogismo é arraigado no modelo de raciocínio lógico defendido por Platão.
b. No silogismo, a conclusão gera um conteúdo novo e mais amplo do que aqueles trazidos nas premissas.
c. As leis básicas que regem o silogismo são: lei da identidade, lei da contradição e lei da relação entre os fenômenos.
d. Para Aristóteles, qualquer argumentação lógica válida poderia ser construída a partir de três proposições que se relacionam de tal maneira que a partir das duas proposições iniciais, chamadas de premissas, é viável a dedução de uma conclusão perfeita.
A resposta C está correta, pois segundo Aristóteles, precursor do silogismo dedutivo, a premissa maior carrega uma realidade universal ou a essência das coisas. A premissa menor traduz uma especificidade dentre a realidade universal. E, por fim, a conclusão, é a síntese de todo o argumento trazido pelas premissas, resultado necessário de uma sequência demonstrativa do que foi dito nas premissas.
e. O silogismo deve ater-se a análise de cada caso particular para se chagar às proposições gerais.
Respostas
Resposta:
Para Aristóteles, qualquer argumentação lógica válida poderia ser construída a partir de três proposições que se relacionam de tal maneira que a partir das duas proposições iniciais, chamadas de premissas, é viável a dedução de uma conclusão perfeita.
Explicação:
O silogismo é caracterizado para Aristóteles como uma espécie de argumentação fundamentada em procedimentos lógicos e dedutivos. Portanto, a resposta correta é a letra D, haja vista que cada premissa carrega um valor lógico e determinável.
A importância da argumentação lógica
Se repararmos bem, não tem como você dizer que entende de algo, se não conhecer pelo menos um pouco sobre ele. Da mesma forma é a argumentação e a lógica.
Quando chegamos a conclusão de algo lógico, precisamos informar o caminho que percorremos para chegar até ali. Portanto, a argumentação pode ser caracterizada como caminho até a lógica.
Para aprender mais sobre lógica, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/9274236
#SPJ2