Respostas
Resposta:
A palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa jeito de ser, modo de ser e caráter. Já a palavra moral é de origem latina e vem de “Morales”,
A ética tem mais a ver com a questão individual, enquanto a moral trabalha com o processo coletivo.
Explicação:
Moral é uma espécie de conjunto de hábitos e costumes de uma sociedade. A moral, em geral, faz-se de acordo com a cultura de um local em um determinado espaço de tempo. Normalmente, alguns elementos da sociedade influenciam-na, como a religião, o modo de vida da sociedade, o acesso que essa sociedade tem à informação e o uso que as pessoas de determinado recorte social fazem da informação. A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão.
Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades;
Influência da religião nas condutas;
Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.
Ética é o que diz respeito à ação quando ela é refletida, pensada. A ética preocupa-se com o certo e com o errado, mas não é um conjunto simples de normas de conduta como a moral. Ela promove um estilo de ação que procura refletir sobre o melhor modo de agir que não abale a vida em sociedade e não desrespeite a individualidade dos outros.
Resumindo, ela é uma reflexão da moralidade. A ética nos ajuda a responder perguntas do tipo: Eu quero? Eu posso? Eu devo?
Se você chegou à conclusão que fazer uma fofoca não é legal, você leva isso para o seu dia a dia e procura agir de forma ética.
Exemplos de ética :
Respeitar as leis que sejam justas;
Procurar agir com justiça;
Não se apropriar, indevidamente, do que não é seu;
Não prejudicar os outros;
Respeitar o convívio social.