Respostas
Resposta:
Antigamente os agricultores tinham uma técnica para o solo descansar e não parar de produzir, os agricultores faziam uma espécie de rodízio com o solo, plantando cada ano em um solo diferente e sempre deixando um descansando.
Olá! Bom vamos lá..
Até o século XI, a produção agrícola atendia modestamente às necessidades da população européia. As técnicas e os instrumentos utilizados na agricultura eram simples e primitivos.
A partir do século XI, melhoram consideravelmente as condições gerais do mundo rural.
Organizando diversas revoltas, os servos conseguiram aliviar o peso de algumas obrigações, como a talha e a corvéia. As relações servis começaram a se modificar. Surgiram arrendamentos de terra entre servos e senhores feudais.
Além disso, ampliou-se o cultivo agrícola com a ocupação de novas áreas de campos e florestas, surgindo novas culturas, como as de aveia, ervilha, vinha etc. Ao mesmo tempo, aperfeiçoaram-se técnicas que aumentaram a produtividade. Entre os novos instrumentos usados na agricultura, destacam-se:
Charrua - máquina de remexer a terra(arado) puxada por bois ou cavalos(arado);
Peitoral - instrumento feito de emadeira, bem almofadado, que permitia a utilização do cavalo para puxar a charrua. O cavalo era mais rápido e versátil que o boi;
Ferradura - instrumento utilizado para proteger o casco do cavalo em terrenos ásperos;
Moinho d'água - equipamento usado para moer cereais e azeitonas, acionar foles, quebrar minérios etc. Milhares de moinhos d'água foram construídos na Europa, substituindo, assim, a força humana pela energia hidráulica.
Espero ter ajudado, e bons estudos!