Respostas
respondido por:
1
TEMA → vivendo em um país com crise
Tema: O desemprego como reflexo da crise econômica no Brasil.
A cobiça pelo lucro de forma não conscientizada, a fim de promover o desenvolvimento nacional demonstraram resultados desagradáveis para a população no século XX e, recentemente, no XXI, como as crises de 1929 e 2007. Nesse sentido, a ideia de Schopenhauer se faz bastante presente: a riqueza influencia-nos como água do mar, quanto mais bebemos, mais sede temos. Por outro lado, no Brasil, as causas para o surgimento de crises econômicas nem sempre esteve atrelado ao fator desenvolvimento, e sim, ao fator corrupção.
Segundo dados recentes do site ?O globo? o Brasil é o 10¹ país mais desigual do mundo. Tendo isso em vista, é possível entender o motivo pelo qual a ganância de determinados políticos ?por meio de desvios de verbas ? pode agravar ainda mais as discrepâncias sociais e gerar uma instabilidade no País, o que afetaria o poder de consumo dos cidadãos. Mesmo que, em 2015, através da presidente Dilma, houve a criação de medidas para tentar manter os trabalhadores empregados ? como o Programa de Proteção ao Emprego ? e outras alterações na CLT, o País não conseguiu se manter em equilíbrio e hoje, de acordo o IBGE, são mais de 14 milhões de desempregados com o futuro incerto.
É diante desse contexto, de abalos na economia, que se percebe os termos usados por Karl Marx em voga. Dentre eles, um dos mais perceptíveis é o processo de ?reificação? ou também chamado por ele de coisificação, em que há na sociedade o estabelecimento de empregos por meio da lei de oferta e procura, ou seja, os trabalhadores acabam tendo que se submeter a trabalhos cansativos em troca de uma baixa renumeração. Dessa forma, fere-se o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que pressupõe uma renumeração satisfatória e que permita, ao indivíduo, viver conforme a dignidade humana. Ademais, ocorre, a depender do impacto da crise, o agravamento da violência e a marginalização dos indivíduos, fatores que denotam um processo de enfraquecimento estrutural, refletindo, posteriormente, em dados estatísticos desfavoráveis sobre o país, como IDH.
Compreende-se, portanto, o quão maléfico é para a sociedade vivenciar um período de recessão econômica, causada, por vezes, pela ação corrupta. Assim sendo, é necessário que haja uma maior fiscalização e transparência das ações praticadas em órgãos públicos, trabalho que poderá ser feito pela própria população em parceria com os meios midiáticos, responsáveis pela divulgação de informações. Além disso, é preciso fomentar o desenvolvimento educacional do País, algo que poderá ser realizado pelo próprio poder público, pois como diria o sociólogo brasileiro Fernandes, um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego como as que temos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás