Qual a relação entre a economia e o aumento da procura para aprender a Língua Portuguesa
Uegente!
Respostas
Resposta:
VOU TENTAR RESUMIR rs
Explicação:
→
Constatar que uma língua tem um valor econômico muitas vezes imensurável não é, para mim, uma novidade, mas analisar os fenômenos que acontecem com a nossa pode ser, sim, um despertar mercadológico para muitos.
A afirmação acima, que venho fazendo há anos, segue exemplos de estudos e análises feitos para outras línguas e também para a nossa, quando consideramos os importantes estudos e pesquisas feitos pelo Instituto Camões de Portugal, louvável instituição quando se considera a divulgação do nosso idioma pelo mundo. É com esses estudos que constatamos, por exemplo que, atualmente, o português é a 4ª. língua mais falada no mundo, com 261 milhões de falantes, ou seja, 3,7% da população mundial. Em 2050 estima-se que seremos 380 milhões de falantes, em sua maioria na África.
Comprovando ainda seu valor econômico, o português é língua oficial nos 9 Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP e em Macau (RPC). A presença do português representa 4% da riqueza do globo, ocupando 10,8 milhões de km2 em 7,25% da superfície da terra. O português é uma língua materna nos cinco continentes, fato igualado somente pelo inglês. É também a língua mais falada do hemisfério sul.
Resumidamente, como a língua é um ativo de um país, a Língua Portuguesa é estudada por ser um meio de comunicação internacional, por ser uma língua oficial de trabalho – inclusive em 32 organizações internacionais, por ser uma língua de ciência e, ainda, por ter a dimensão identitária de diásporas. Ainda segundo dados do Instituto Camões, temos a 5ª. língua com maior número de usuários na internet e a 3ª. língua mais utilizada no Facebook.