A experiência dos chimpanzés, relatada no material teóricos, traz qual lição associada ao comportamento da humanidade?
a.
O indivíduo protege o bem – no caso da experiência, a banana.
b.
O grupo se sobrepõe à coletividade, e só age mediante caso de fome.
c.
O indivíduo age a partir dos seus preceitos, são ações coletivas, mas com objetivos individuais.
d.
O grupo se sobrepõe à individualidade, e só age mediante caso concreto.
e.
Um grupo age seguindo a massa, sem se preocupar com motivos ou a razão para tal.
Respostas
Resposta:
e.
Um grupo age seguindo a massa, sem se preocupar com motivos ou a razão para tal.
Explicação:
Resposta: Um grupo age seguindo a massa, sem se preocupar com motivos ou a razão para tal.
Explicação:
Relato adaptado da experiência:
Um cientista coloca em uma cela quatro chimpanzés. Ao centro da cela, coloca uma escada metálica e um cacho de banana madura no topo dessa escada. Porém, cada vez que um macaco iniciava a subida na escada em busca da banana, a cela era eletrocutada. Quando aprenderam essa correlação, bastava um chimpanzé se aproximar da escada e os outros já o empurravam de perto com medo do choque, se ameaçasse subir, apanhava, e assim eles ficaram livres dos choques. Quando atingiu esse ponto, o cientista retirou um dos chimpanzés e inseriu um novo na jaula. Esse, ao avistar a banana, foi imediatamente em busca dessa. Ao iniciar a subida, os outros três imediatamente começaram a bater nele. Ele se
afastou, tentou mais tarde, e apanhou novamente; assim acontecia a cada vez que tentava subir na escada, até que ele aprendeu e não subiu mais.
Quando atingiu esse ponto, o cientista trocou o segundo chimpanzé, tirou um dos que estavam desde o começo e inseriu um novo membro. Este ao ver a banana, foi inevitável ir à busca. Ao se aproximar, os integrantes o espancaram sem dó. Inclusive o chimpanzé novo, quem nem se quer tinha tomado o choque ainda. Esse por sua vez apanhou até que não tentou mais. Ao atingir esse ponto, o cientista fez a terceira troca, e o mesmo ocorreu. Até que o cientista trocou o último macaco que sabia do choque e estava desde o começo; os que ali estavam agora, ninguém tinha tomado realmente o choque, simplesmente batiam por ver os outros baterem. Ao entrar o quarto chimpanzé na cela, o mesmo ocorreu: ao se aproximar da escada, apanhou, assim como os anteriores apanharam. Então, fica a questão: por que esses chimpanzés estavam batendo? Eles não tomaram nenhum choque. Por que bater? Reflita sobre isso, pense nesse processo em uma organização, isso nos ensina alguma coisa? Qual a lição que se tira dessa situação?
Uma delas é que um grupo age seguindo a massa, sem se preocupar com os motivos ou a razão para tal. Se o grupo faz, o indivíduo segue.