• Matéria: Geografia
  • Autor: Naaa27
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise, na internet ou em jornais, uma notícia referente ao tráfico internacional de pessoas e registre as principais informações obtidas.

Respostas

respondido por: qrentsa2
22

Resposta: fonte G1

Vítima de tráfico de pessoas, brasileira conta como escapou de cárcere privado nos EUA

Luana foi vítima de crime também conhecido como 'escravidão contemporânea'. Por meses, ela ficou trancada numa casa escura, sendo forçada a trabalhar sem remuneração.

Falsa promessa

Depois de receber uma promessa de emprego, Luana chegou aos Estados Unidos com a esperança de trabalhar como secretária em uma empresa do ramo da construção civil. A promessa era falsa. Desembarcou na Flórida e lá foi informada que, de carro, seguiria viagem até Chicago, onde ficava a sede da suposta empresa. No meio do caminho, houve uma mudança de itinerário. Foram dias até descobrir que estava, na verdade, no Kentucky.

“Acabei dentro da casa de um senhor e me vi obrigada a trabalhar pra ele. Ele acabou me colocando em cativeiro. Eu, minhas filhas, a moça que veio comigo e o filho dela”. O "trabalho" incluía limpar a casa e cozinhar. Não receberiam salário. Aos poucos, uma situação já abusiva e criminosa, se tornava cada vez mais insustentável.

Escravidão contemporânea

A realidade de Luana representa a de 40 milhões de vítimas ao redor do mundo. Vítimas de um crime que as Nações Unidas classificam como um dos maiores desafios do século 21: o tráfico de pessoas. As duas finalidades mais comuns para este tipo de tráfico são a exploração sexual e a do trabalho. O problema é tão grave e as vítimas submetidas a práticas tão violentas que o crime é frequentemente chamado de escravidão contemporânea, conforme explica Katie Ford, fundadora da ONG Freedom For All.

“É diferente da antiga escravidão, do comércio de escravos no Atlântico, quando as leis permitiam que houvesse escravidão, quando as pessoas ficavam acorrentadas. Isto não acontece hoje.”

Ela explica que, hoje, a vítima não pode fugir por diferentes razões, seja por estar com uma arma apontada, seja por estar trancada em algum local. O tráfico humano acontece nas sombras e pode ser um crime difícil de ser detectado.

“As pessoas são mantidas escravas a partir de ameaças feitas aos seus familiares. Isto é comum, já que muitos dos traficantes são pessoas próximas do convívio social”, explica Katie.

Explicação:

Perguntas similares