Simone Machado é nova gerente de recursos humanos na empresa Hórus Instrumentos Cirúrgicos Ltda. Seu desafio no novo local de trabalho é, junto com seus colaboradores, remodelar a estrutura organizacional do departamento de recursos humanos da empresa. Sua intenção é escapar do modelo hierarquizado e tradicional e mudar para um modelo mais horizontal em que os processos se estabelecem em redes com equipes integradas.
Como você pode ajudar Simone a enfrentar esse desafio?
Respostas
Resposta:
começaria com uma mudança de filosofia e cultura da organização. A primeira delas seria acabar com a ideia de que somente o setor de recursos humanos (RH) é responsável por aplicar os processos de gestão de pessoas (GP) (prover, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar). Passaria para todos os envolvidos as novas tendências de descentralização dos processos de GP, sendo esses, agora, de responsabilidade dos gestores de linha também, e informaria que o setor de RH funcionaria como um órgão de staff, ou seja, de apoio aos processos.
A fim de evitar alguns conflitos, demonstraria aos gestores de linha os principais benefícios ao se utilizar os processos de GP. Mostraria a importância de a tomada de decisões, com relação a esses processos, ser aplicada por cada gestor. Para isso, trabalharia para que todos os gestores recebessem o devido treinamento e acompanhamento das novas funções.
Apontaria os fatores negativos que prejudicam os processos nos tempos atuais, como: excesso de concentração de decisão por parte do RH, o afastamento do foco de ação da empresa, o RH fica mais burocrático e operacional e a gestão acaba se tornando mais enraizada e inflexível. E, com a alteração da filosofia, o novo modelo ficaria mais descentralizado, e as decisões sobre os processos ficariam a cargo de cada gestor. Reforçaria que os gestores poderiam adequar as práticas de GP de forma mais individualizada aos seus colaboradores, e o foco ficaria mais no cliente interno, ente outros benefícios.
Explicação:
Simone pode começar com uma nova proposta para a Cultura Organizacional (mais flexível e voltada para a inovação) e pensamento sobre a adoção de um estilo de liderança mais democrático. Desse modo, os colaboradores poderão tomar decisões rápidas sobre o funcionamento dos processos e demais problemas internos.
A importância da liderança no ambiente de trabalho
O trabalho do líder é importante para o alcance das metas e objetivos esperados pela organização. Nesse sentido, o líder tem a obrigação de liderar (sobre a distribuição dos trabalhos internos), motivar e persuadir os colaboradores em busca daquilo que a organização espera.
Aprenda mais sobre o tema desafios na liderança em:
https://brainly.com.br/tarefa/2020161
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!
#SPJ2