Respostas
A congestão nasal também é conhecida como “nariz entupido”. Ela acontece quando os vasos sanguíneos do tecido nasal sofrem uma inflamação. Com isso, o ar não entra corretamente nas vias aéreas e o processo de respiração não ocorre da melhor maneira.
Essa situação, normalmente, é um sintoma de outra condição de saúde, que pode ser passageira ou crônica. O problema também aparece quando o clima está muito seco, especialmente no inverno.
A congestão nasal, em geral, é desencadeada por alguma inflamação, irritação ou infecção que afeta os tecidos nasais. Gripes, resfriados e alergias são os principais causadores desse quadro. Ter contato com agentes alergênicos como poeira, pólen e fumaça de cigarro, por exemplo, costuma deixar o nariz entupido.
Sintomas:
O quadro, normalmente, desperta atenção pela dificuldade de respirar pelo nariz. Esse incômodo pode vir acompanhado de sintomas como:
- tosse leve;
- espirros;
- dor de cabeça;
- muco;
- sensação de que há algo bloqueando o nariz;
- secreção de cor clara ou amarela.
Quando o problema é mais severo, há sintomas como febre, enjoo, secreção amarela escura ou com sangue, dificuldade de ingerir alimentos, vista embaçada, inchaço no rosto e tosse persistente.