1. (Serrita PE 2015) “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário...” Os Sertões – Euclides da Cunha. Considerando-se esse trecho, pode-se afirmar que:
a) O autor quis mostrar que a superioridade do sertanejo em relação ao litorâneo tem um fundamento racial
b) O autor valoriza a raça do homem do litoral
c) O autor usa uma linguagem romântica para descrever o sertanejo e os sertões.
d) A denúncia do crime cometido pela nação conta si própria na Guerra de Canudos não é o tema de “Os Sertões
Respostas
Resposta:
a) O autor quis mostrar que a superioridade do sertanejo em relação ao litorâneo tem um fundamento racial.
Considerando-se o trecho referido, pode-se afirmar o que está posto na letra A) O autor quis mostrar que a superioridade do sertanejo em relação ao litorâneo tem um fundamento racial
O autor usa um argumento racial para dar suporte à sua tese de que o sertanejo é superior aos mestiços neurastênicos litorâneos. O argumento é um modo encontrado pelo autor de justificar a sua ideia/opinião.
A conclusão é a ideia final do autor após a utilização de um ou mais argumentos que possuem objetivo de servirem de base a essa tese final. O autor objetiva persuadir o leitor de forma que ele seja convencido de que a sua opinião sobre determinado assunto é correta e verdadeira.
Tendo em vista isso, o autor do trecho mencionado utiliza uma opinião própria baseando-se na questão racial, onde ele objetiva chegar à persuasão por parte do leitor.
Veja mais sobre argumento em:
https://brainly.com.br/tarefa/9274236