Respostas
Resposta:
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV).
Durante a Idade Média, a intensificação da exploração marítima e a expansão do comércio europeu fez aumentar a interação entre culturas.
Consequentemente, abriu-se a possibilidade para novas estéticas. As igrejas, que eram os redutos dos representantes do poder clerical baseado no teocentrismo, foram tomadas por novas ideias.
Entre os séculos V e XV, a humanidade presenciou o desenvolvimento de duas linhas artísticas – antes da chegada do renascentismo -, o românico e o estilo gótico (juntamente com a arquitetura gótica).Este segundo foi popularmente chamado de “obra francesa”, porque surgiu no norte da França.
A arquitetura gótica marcou a história, rompendo com tudo que estava vigente. Conectou as práticas religiosas, especialmente o catolicismo, em igrejas e catedrais.
Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”.
Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas.
Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.
Muito das estratégias adotadas pelos arquitetos na arquitetura gótica remetiam a tentativa de enaltecer a superioridade e supremacia de Deus e da Igreja, como veremos a seguir.
Além do gótico, a arquitetura também possui outros estilos incríveis.