Explique detalhadamente como ocorre a conversão do Piruvato em Lactato e qual a relação desse processo com a câimbra muscular.
Respostas
Trata-se de uma questão sobre os processos metabólicos quanto à obtenção de energia, mais especificamente a fermentação láctica.
→ O que é fermentação?
Ao contrário da respiração aeróbia, na fermentação a glicose é quebrada sem consumo de oxigênio . Para muitos organismos, esse processo é a única fonte de energia. Sendo assim, a fermentação é um processo anaeróbio (não utiliza gás oxigênio).
→ Quais são os tipos de fermentação?
O tipo de produto final depende das enzimas da célula que está realizando o processo e, por isso, existem dois tipos: a láctica e a alcoólica (a qual não nos deteremos).
Após essa introdução, vamos às respostas da sua pergunta:
→ Como ocorre a conversão do piruvato em ácido lático?
Não havendo oxigênio ou não sendo possível utilizá-lo, outra molécula terá de receber os átomos de hidrogênio. Neste caso, será o ácido pirúvico, o qual é transformado em ácido lático pela utilização de íons de hidrogênio transportados pelos NADH formados na glicólise. Convém ressaltar, ainda, que esse fenômeno não libera gás carbônico.
→ Qual a relação desse processo com a cãibra muscular?
Quando uma pessoa realiza atividade física muito intensa, há insuficiência de gás oxigênio para manter a respiração celular nos músculos. Nesses casos, as células degradam a glicose de maneira anaeróbica e a transformam em acido lático e o excesso dele nos músculos é o causador das cãibras, dores e fadigas.
Continue estudando no Brainly, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/26196006