Ajudemmmm pfv
Na apresentação do livro, Lígia Cademartori afirma que Lazarilho é um ícaro. Procure, no texto da apresentação, o significado dessa palavra. Em seguida, cite um trecho do livro que justifica a classificação do protagonista como pícaro. *
Respostas
Resposta:
°•~━━✥❖✥━━~•°
⇲No livro a parte da apresentação, o signifcado da palavra.
Na época do aparecimento do Lazarilho, a palavra “pícaro” servia em espanhol para designar, talvez, os rapazes que ajudavam nas cozinhas. Estendeu-se, depois, a todo tipo de desocupado ou subempregado que, sobrevivendo pela astúcia, atingia facilmente a delinquência.
Em 1599, apareceria a primeira parte do romance Guzmán de Alfarache, de Mateo Alemán (1547 - post 1615). O protagonista do mesmo foi imediatamente identificado com os pícaros da vida real e seus leitores perceberam logo claras analogias entre o Guzmán e o Lazarilho. Passou-se, assim, a falar em “romances picarescos” para designar estes dois e uma série de textos publicados na Espanha durante a primeira metade do século XVII.
✎﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏
Explicação:
✎﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏﹏
⇲Contexto do significado de Pícaro na história do livro
O protagonista, el pícaro, um equivalente ao termo malandro, provem de uma classe social baixa. O pícaro é aquele sujeito esperto, que usa todas as artimanhas para se dar bem na vida.
Faz-se de vítima, é um sofredor, um perdedor, uma vez que todos os seus intentos de ascensão social são fracassados, mas reconhece que há aprendizado e amadurecimento pessoal com as lições (desventuras) que a vida lhe dá.
A narração é feita em primeira pessoa, de uma suposta autobiografia. É predominante o caráter satírico, cujo alvo é a sociedade nos mais diversos âmbitos, por onde circula o protagonista, que atua como criado, serviçal e por esse ângulo, destila seu veneno, sua crítica.
Trecho que justifica a classificação do protagonista ser como Pícaro está na imagem.
°•~━━✥❖✥━━~•°
➣ Fonte de pesquisa: site
➣Espero ter ajudado ヘ(.^o^)ノ\(^_^.)