O geopolítico norte-americano Samuel P. Huntington afirmou que, a partir do final da Guerra Fria, as grandes fontes de conflitos no espaço mundial não são mais ideológicas e nem mesmo econômicas, mas sim civilizacionais. “A política mundial está sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e de civilizações”, declarou. Apresenta-se a seguir um esquema desse autor, que mostra a maneira pela qual ele vê o alinhamento das grandes civilizações que existem no mundo atual. De acordo com esse esquema, a civilização potencialmente mais conflituosa e a menos conflituosa seriam, respectivamente, *
1 ponto
Imagem sem legenda
a latino-americana e a ocidental.
a sínica (chinesa) e a ortodoxa.
a ocidental e a islâmica.
a hinduista e a africana.
a islâmica e a latino-americana.
Respostas
Resposta:
Ocidental e islâmica
Explicação:
ocidental não tem nenhum conflito, já a islâmica tem vários, a imagem junto com a questão confirma isso.
De acordo o esquema de Samuel P. Huntington, a civilização potencialmente mais conflituosa e a menos conflituosa seriam, respectivamente:
- Alternativa e) A islâmica e a latino-americana.
No esquema Huntington apresenta a teoria sobre relações internacionais como denominada "choque de civilizações", na qual explica que durante a guerra fria os países relacionavam-se às duas superpotências como aliados, satélites, clientes, neutros ou não alinhados.
No entanto, ao final da guerra, os países seriam relacionados como:
- Estados-membros de cada civilização,
- Estados centrais,
- Países isolados,
- Países divididos
- Países dilacerados.
Ao observar o esquema, temos que a latino-Americana apenas teve conflitos com o Ocidente, enquanto que a islâmica com a maioria das civilizações: hindu, africana, ocidente e ortodoxa.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25971922