• Matéria: Português
  • Autor: joelmalima202041
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual a programação criada por Deng XiaoPing?

Respostas

respondido por: moniquemartins359778
1

Deng Xiaoping (em chinês tradicional 鄧小平, em chinês simplificado 邓小平, pinyin Dèng Xiǎopíng, em transcrição Wade-Giles Teng Hsiao-p'ing; 22 de agosto de 1904 — 19 de fevereiro de 1997) foi o Líder Político da República Popular da China entre 1978 e 1992. Nesse período, introduziu diversas medidas que caracterizaram a reforma econômica, a "segunda revolução", como ele dizia, responsável pela completa transformação do país. Foi o responsável da chamada economia de mercado socialista, regime vigente na China moderna.[1]

Índice

1 Juventude

2 Líder partidário

3 Perseguição maoísta

4 A volta ao poder

5 Reformas econômicas

6 Últimos anos

7 Referências

Juventude

Em 1919, Deng formou-se na Escola Preparatória de Chongqing. Ele ganhou, então, uma bolsa de estudos na França. Na França trabalhou como metalúrgico na fábrica da Renault em Billancourt, bombeiro e assistente de cozinheiro em Paris. Nestes empregos ele ganhava apenas o suficiente para a subsistência. Muito desses empregos tinham condições de trabalho insalubres, com trabalhadores frequentemente se acidentando. Deng mais tarde afirmaria que foi na França que primeiro experimentou os problemas da sociedade capitalista. Ele estudava em Bayeux e Chantillon. Durante os estudos teve contato com o Marxismo e entrou para a Juventude Comunista Chinesa em 1921. Em 1926, Deng concluiu seus estudos em Moscou e retornou para a China.

Deng colaborou em várias missões políticas e militares durante a guerra civil no Sul (1930-1934) até que os comunistas fossem obrigados a fugir, derrotados por Chiang Kai Shek. Participou da Longa Marcha até o estabelecimento de uma nova base comunista em Yenan (1934-1936); nessa época, alinhou-se às teses defendidas por Mao Zedong dentro do Partido, que o colocou à cabeça do movimento quando Mao ganhou o controle em 1935. Durante a guerra contra os japoneses (1937-1945), Deng atuou como comissário político no exército, estabelecendo estreitas relações com os chefes militares, que se revelariam decisivas para impulsionar sua carreira posterior.

bom, nisso estou falando sobre DENG XIAOPING !


joelmalima202041: Obrigada mesmo...
moniquemartins359778: de nada, Estou honradaem Ajuda-lo S2
moniquemartins359778: bom ja que eu ajudei, nao queria pedi muito, mas se minha resposta for boa o bastante pd dar melhor resposta, Bom sei que e pedir de mas mas estou precisando muito pra completar meu nivel!
moniquemartins359778: ah muito Obrigado, me ajudou bastante nao sei nem como te agradecer S2
joelmalima202041: Eu sei que você já me ajudou, e eu sei que é um incomodo, eu postei outra atividade com outras perguntas, você poderia me ajudar a respondê-las?? Por favor???
respondido por: visantos74
1
Após a morte de Mao Deng Xiaoping chegou ao poder e instituiu profundas reformas na economia de mercado e na abertura da China ao comércio global, mantendo suas raízes no socialismo. Essas reformas econômicas impulsionaram o modelo de mercado, o sistema comunal foi gradualmente desmantelado e os camponeses começaram a ter mais liberdade para administrar a terra que cultivavam e vendiam seus produtos. Ao mesmo tempo, a economia da China se abriu ao comércio exterior. Em 1º de janeiro de 1979, os Estados Unidos reconheceram a República Popular da China e os contatos comerciais entre a China e o Ocidente começaram a crescer.Durante a década de 1980, o governo chinês estabeleceu zonas econômicas especiais e cidades e áreas costeiras abertas, além de projetar zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico abertas no interior e no litoral. As zonas econômicas especiais eram áreas onde o governo da China estabeleceu políticas econômicas mais orientadas para o mercado livre e medidas governamentais flexíveis, permitindo-lhes operar sob um sistema econômico que era muito atraente para firmas estrangeiras e domésticas. O rápido crescimento econômico da China sob o sistema político socialista resultou em desenvolvimentos sociais complexos. O censo demográfico de 1982 revelou o crescimento extraordinário da população e Deng continuou os planos de restringir o nascimento a apenas um filho por família. Várias críticas começaram a surgir no final dos anos 1980, a insatisfação com o regime autoritário e as crescentes desigualdades causaram a maior crise à liderança de Deng: os protestos da Praça Tiananmen ou o movimento nacional popular inspirado por manifestações lideradas por estudantes em Pequim em 1989. Deng Xiaoping e outros líderes do partido acreditavam protestos eram uma ameaça política e resolvidos a usar a força. O número de mortes de civis foi estimado em algo entre as centenas e os milhares. O governo chinês foi amplamente condenado internacionalmente pelo uso da força.

joelmalima202041: Obrigada!!
Perguntas similares