• Matéria: História
  • Autor: pablolizzyep4krtz
  • Perguntado 6 anos atrás

Descreva com suas palavras, o conceito de Política do Pão e Circo na Roma Antiga e na atualidade.

Respostas

respondido por: renanfagundespassos
3

Resposta:

Conceito de Pão e Circo

conceito(Roma antiga):

Pão e Circo era uma maneira de distrair por meio da diversão, faziam isso para que elas não perceberem o que acontecia na política local.

Na atualidade:

Os políticos usam o mesmo conceito só que ao invés de pessoas se matando (o que acontecia no Coliseu,Roma antiga, e era a forma de distração), agora é o futebol. os jornais por exemplo, quando vão dizer de algo de problemático, logo depois colocam as notícias de futebol.

respondido por: isabelaacunha63435
3

Resposta:

Antiga: A política do Pão e circo (panem et circenses),  era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal, e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.

Na atualidade: Milênios se passaram, porem o conceito da política do pão e circo continua vivo, com uma nova roupagem: televisão, futebol, manipulação de informações.  As dificuldades para a economia, o desemprego, a violência e outros problemas sociais, além da corrupção, continuam os mesmos e até agravados em alguns setores.  Agora, o Brasil é lindo, prende terroristas, tem segurança, gera empregos, a crise é internacional, as nossas instalações são perfeitas para as Olimpíadas e vamos ganhar a maioria das medalhas.  A finalidade é massificar nos meios de comunicação informações supérfluas que têm como único propósito servir de pano de fundo para esconder o golpe do impeachment(Impeachment ou destituição é um processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade do presidente da República, governador, prefeito, ministro do Supremo Tribunal ou de qualquer outro funcionário de alta categoria, por grave delito ou má conduta no exercício de suas funções) e a venda do nosso patrimônio a toque de caixa para as grandes empresas multinacionais.

Perguntas similares