Respostas
Resposta:
Existem vários tipos de reprodução assexuada, destacando-se:
Bipartição: divisão binária ou cissiparidade: Nesse tipo de reprodução, uma única célula ou indivíduo divide-se e dá origem a dois organismos idênticos ao original. Esse processo é muito observado em bactérias.
Brotamento: Nesse tipo de processo, observa-se a geração de brotos que crescem em um indivíduo e, posteriormente, separam-se e originam outro organismo. Esse processo pode ser observado, por exemplo, em esponjas e hidras
Fragmentação: um único pedaço do organismo é suficiente para dar origem a outro indivíduo por regeneração. Esse processo ocorre em animais como a estrela-do-mar e planária.
Partenogênese: um organismo pode dar origem a outro sem que haja fecundação. O processo pode ser observado em abelhas, répteis, peixes e outros animais.
Propagação vegetativa: Processo semelhante à fragmentação, entretanto, é típico de plantas. Nesse caso, um fragmento do vegetal adulto pode ser usado para gerar descendentes idênticos. Esse processo é muito utilizado para promover a reprodução da cana-de-açúcar e da bananeira.