• Matéria: ENEM
  • Autor: Reenattaa
  • Perguntado 6 anos atrás

Spencer (apud CHAVES, 2003), ao defender a existência de transformações em todas as sociedades e em todas as espécies, assegurou que, nas raças humanas, nem todas as mudanças implicam progresso. Além disso, o autor afirmou que "[...] no processo de evolução social, existia uma luta pela supremacia entre os povos ou entre as pessoas, a qual estabelecia, de forma natural, a superioridade, a persistência do mais forte e a subordinação do mais fraco. (CHAVES, E. S. Nina Rodrigues: sua interpretação do evolucionismo social e da psicologia das massas nos primórdios da psicologia social brasileira. Psicologia Estudo. Maringá, v.8, n.2, Dec. 2003). Sobre o evolucionismo social de Herbert Spencer, que justifica ideologicamente o neocolonialismo europeu, marque a alternativa CORRETA. A) As diferenças entre as raças eram explicadas por meio de fatores culturais, inscritos em uma perspectiva linear e progressiva. B) A premissa de que os seres humanos estariam divididos em raças superiores e inferiores evitou uma série de catástrofes, preservando a vida de muitas culturas. C) A transposição de conceito de raças do mundo biológico para o mundo cultural revelava muito mais um estudo científico do que os preconceitos do homem branco europeu. D) Os povos da raça branca eram tidos como superiores aos demais povos, consequentemente eram considerados mais aptos para dirigir as outras raças, principalmente a negra. E) A cor da pele, o tamanho do crânio e o tipo de cabelo eram fatores desprezados para o entendimento da posição das diferentes raças na escala evolutiva.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
9

O texto ressalta a questão do preconceito entre raças, muito presente na Europa Antiga, visto que o processo de neocolonialismo estaria pautado na ideia de que existiam raças superiores e inferiores.

Dentre as raças superiores, a raça branca seria a "responsável" por comandar as outras raças, baseado somente na cor da pele, ressaltando ainda mais o preconceito e discriminação contra outras raças, principalmente a negra.

Perguntas similares